ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies. ACEITAR
A primeira observação por um Especialista em Ortodontia deve ser até aos 6 anos de idade. Porque alguns tipos de tratamento são mais fáceis e rápidos de executar nesta idade.
Dependendo de caso para caso, os tratamentos podem ser iniciados da seguinte forma:
Quando seis meses depois um dente definitivo erupcionar, o dente do lado oposto não aparece.
Os dentes de leite podem ficar “colados” ao osso e em vez de caírem ficam “afundados” na gengiva. O tratamento destas situações deve ser precoce.
Quando uma criança teve ou tem um hábito de sucção, os seus maxilares geralmente apresentam deformações que devem ser tratadas enquanto existe crescimento.
Dentes tortos não são bonitos nem fáceis de escovar. Frequentemente o tratamento deve começar antes dos últimos dentes de leite caírem.
Dentes salientes estão sujeitos a impactos vários e sofrem frequentemente traumatismos.
Quando os dentes de cima e os de baixo não contactam.
Geralmente está associada a outros problemas.
Quando, dos lados esquerdo ou direito os dentes de cima estão por dentro dos dentes de baixo. As linhas médias superior e inferior não coincidem.
Geralmente é o maxilar superior que está estreito levando a problemas vários. O tratamento desta situação deve ser precoce.
Quando os dentes de cima cobrem demasiado os dentes de baixo. Impede o desenvolvimento normal do maxilar inferior. Melhor tratar antes da puberdade.
Um ou mais dentes superiores da frente estão por detrás de um ou mais dentes de baixo. Geralmente é o resultado de uma falta de espaço. O tratamento desta situação deve ser precoce.
Neste caso existe um espaçamento inestético e os dentes inferiores mordem na gengiva. Melhor tratar antes da puberdade.
Situação grave que implica um tratamento urgente, antes dos 9 anos ou mais cedo.
Uma face bonita requer um sorriso bonito. Os dentes alinhados, para além de tornarem o rosto mais harmonioso e atrativo, aumentam a autoestima, o desenvolvimento psicossocial e a função.